Conheça mais sobre os benefícios do Home Office

Conheça mais sobre os benefícios do Home Office

 

Situações de risco requerem medidas preventivas. É como explica a Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, quanto à importância do Home Office para evitar o aumento na disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

Com a ausência do comparecimento presencial, essa nova forma de trabalho molda a rotina de funcionários, colaboradores de empresas, instituições, órgãos, como também dos advogados, advogadas e demais profissionais que precisam dar continuidades às suas tarefas diárias de casa. Tal adaptação pode apresentar excelentes resultados para a continuidade de tarefas e compromissos profissionais.

Segundo o Presidente da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Alberto Monteiro Neto, os advogados e advogadas, por exemplo, podem e devem dar continuidade aos seus trabalhos, por meio da utilização de tais mecanismos tecnológicos.

“Estamos enfrentando uma situação delicada em todo o país e no mundo. Agir de forma inteligente, usando a informação a nosso favor e adotando medidas com estratégias preventivas para que o nosso trabalho não pare é a saída mais cabível. Com a tecnologia é possível estar conectado com outras pessoas sem a necessidade do contato físico. Por meio de aplicativos como Whastapp, Skype, Zoom, dentre outros, podemos prosseguir com os nossos atendimentos, estabelecendo o contato com nossos clientes e sócios, priorizando sempre a saúde. A organização e o foco são os pontos cruciais”, explicou.

Se o caso é realização de reuniões, ferramentas para o teletrabalho também se configuram como uma alternativa. É o caso dos aplicativos Google Hangouts, Google Meet, Whereby, GotoMetting, além dos já mencionados.

Quanto aos escritórios de advocacia, o Presidente da Comissão, Alberto Monteiro, reforça que eles devem manter os canais de comunicação com seus profissionais para passar informações sobre suporte àqueles que necessitem trabalhar remotamente. Ele aconselha ainda que profissionais que estejam no grupo de risco devem trabalhar de casa pelo menos nos próximos 15 dias. Os demais profissionais devem ser divididos em, pelo menos, dois grupos e intercalarem 15 dias de home office.

 

A seguir, confira algumas medidas preventivas com resultados eficientes:

Novos hábitos de higiene
É muito importante reforçar a higiene pessoal e do local de trabalho. O novo coronavírus é altamente contagioso, mas pequenas mudanças nos hábitos podem evitar a proliferação do vírus. Lavar as mãos e usar álcool gel sempre que tocar em alguma superfície que possa estar contaminada, como um computador ou a mesa de trabalho, é uma das medidas recomendadas por médicos infectologistas. Mantenha sempre os instrumentos de trabalho (telefone, cadeiras, teclados de computadores, canetas) higienizados e garanta a saúde.

Evite a distração em casa
Ter foco e estipular metas é uma das alternativas para manter os resultados positivos. Defina o seu local de trabalho e anote as suas tarefas que deverão ser desempenhadas no dia. Ir cumprindo cada etapa auxiliará a alcançar bons resultados sem atropelar as demandas.

Evitar qualquer distração e mantenha um horário de trabalho, tendo um início e um fim, pois isso ajuda na produtividade do trabalho e evita a ansiedade e o estresse.

Mantenha a comunicação com seus colegas de trabalho e clientes
O atendimento não pode parar. É aqui que a comunicação presencial precisa ser transformada em telepresencial. Disponibilize um número e e-mail para contato. Continue com o profissionalismo e esteja disponível durante o seu horário de trabalho.

Armazene seus trabalhos
É importante se atentar para o armazenamento de tudo que está sendo produzido. Lembre-se que no dia seguinte poderá ser necessário dar continuidade ao que foi iniciado no dia anterior. O Google Drive, Dropbox, iCloud, Office 365 são algumas ferramentas disponíveis que permitem o armazenamento de documentos, com organização e segurança.

Potencialize a sua atuação no mercado de trabalho
Aproveitar o tempo e se qualificar, por meio das capacitações online, também é uma alternativa produtiva. Na internet há vários cursos e consultorias que darão o suporte necessário para os que desejarem novos conhecimentos em inúmeras áreas. Saiba aproveitar a tecnologia a seu favor e mantenha seu profissionalismo assertivo.

Todas as recomendações acima têm o objetivo de apresentar os benefícios do Home Office. Ser responsável e adotar estratégias para auxiliar no combate à disseminação do coronavírus, sem pausar a rotina de trabalho, é o caminho certo.

FONTE: http://www.oabpi.org.br/dicaoabpi-conheca-mais-sobre-os-beneficios-do-home-office/

SITE: http://www.oabpi.org.br 

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